Categorias dos Produtos:


Anunciantes

Pagamento Express no Bcash da Capa de Maquina Frontal

Quant.:
  
 
Mais condições

Visualizando- Qual a diferença entre timidez e fobia social? por Mari Costa

  • Qual a diferença entre timidez e fobia social? por Mari Costa - Imagem 1

  • Saiba mais do Produto, clicando nos Videos.

A partir do momento do nosso nascimento, já somos inserido em um contexto social, nosso primeiro contato é com a mãe, chegando a criar uma relação do apego, depois vem o restante da familia, a escola, sendo que para muitas pessoas é uma tortura ter um convivio social, principamente na escola e com os estranhos., Quem já não sentiu ansiedade ao falar em público, ao iniciar uma conversa com alguém, ao chegar sozinho em numa festa onde se conhece poucas pessoas, ou ao ter que falar com o seu superior no trabalho? Com certeza, a maioria de nós em determinadas situações sente um certo grau de ansiedade, mas a questão é: quando esta ansiedade é considerada normal e quando passa a ser algo patológico? Desde que esta ansiedade não interfira na capacidade de alguém para funcionar adequadamente, podemos dizer que é normal. No entanto, quando esta ansiedade se torna tão intensa a ponto de limitar o indivíduo em suas atividades profissionais e sociais se torna imprescindível procurar ajuda de um profissional.


Então, qual é a diferença entre timidez e fobia social?

Timidez é um processo psicológico inibidor de ações em um indivíduo, os tímidos ficam retraídos quando se deparam com situações novas, as pessoas que sofrem de timidez desejam se relacionar com outras pessoas, porém não sabem como fazer.

A fobia social é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por “um temor pronunciado e persistente diante de uma ou mais situações sociais ou de atuação em público, nas quais a pessoa se vê exposta a desconhecidos ou ao possível escrutínio por parte dos demais. O sujeito teme agir de alguma maneira (ou mostrar sintomas de ansiedade) que possa ser humilhante ou embaraçosa” (APA< 1994, p 416). Podemos notar que a característica principal dos sujeitos com fobia social é o medo exagerado da avaliação por parte dos demais. Outra característica importante da fobia social é o fato do indivíduo reconhecer que o seu temor é excessivo ou pouco razoável.

Para ser mais clara na timidez a pessoa sente dificuldade para realizar uma tarefa e não impossibilidade, já na fobia social a pessoa se sente realmente impossibilitada de realizar uma tarefa.

As situações sociais mais freqüentes temidas pelo fóbico social são:

- Iniciar e/ou manter conversações

- Marcar um encontro com alguém

- Ir a uma festa

- Telefonar (principalmente pra quem não tem intimidade)

- Devolver um produto a loja onde comprou

- Fazer e receber elogios

- Participar de reuniões ou congressos

- Falar em público

-Expressar desacordo ou rejeitar um pedido

- Ser o centro das atenções (ex. entrar em uma sala quando as outras pessoas já estão sentadas)

- Comer beber em público

- Escrever/trabalhar enquanto está sendo observado e etc.

A maioria dos indivíduos com fobia social apresenta baixa auto-estima, e intenso medo de críticas. Em alguns casos considerados extremos, a pessoa pode até mesmo isolar-se completamente do convívio social.Se você tem fobia social, saiba a hora de procurar ajuda, pois uma simples fobia, pode transformar em um grande transtorno e desencadear varias patologias.

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/user/870/blog/timidez-fobia-social-entenda-diferenca

Curriculo da Eapecialista:

Mary Costa

Blogueira

Pessoas que visualizaram este artigo também visualizaram: